O MERCADO IMOBILIÁRIO EM PORTUGAL

Grandes perspectivas

Desde 2013 que o mercado imobiliário tem crescido, no início, algo tímido mas a partir de 2016 (talvez porque a nossa seleção ganhou o Euro de Futebol) com forte crescimento, em muitos casos de dois dígitos anuais até final de 2019.

O ano de 2020 vislumbrava se forte em transações no mercado imobiliário, seguindo a tendência de 2019. Mas com a pandemia do COVID-19 o mercado “congelou”, havendo uma travagem no número de novos negócios na casa dos 90%! Isso criou instabilidade e já se falava que o mercado iria parar e os preços iriam descer a pique.

Uma nova realidade

No entanto assim que aconteceu o desconfinamento o mercado voltou a sua atividade no seu “novo normal” com um mês de Maio e Junho extremamente activos. Com muitos negócios a serem realizados e novas perspectivas de investimento tanto nacionais como internacionais e vários projectos a sair do papel.

Mas nem tudo são rosas! Existem negócios em dificuldades como por exemplo o alojamento local. Este tipo de negócio é detido maioritariamente por proprietários particulares que decidiram investir no imobiliário por força do grande crescimento do turismo em Portugal.

É um facto que muitos turistas estrangeiros não vão viajar para Portugal fala-se em 98% de quebra. Mas, também penso, que muitos dos Portugueses irão ficar por cá e aproveitar para conhecer melhor o seu Portugal o que ajudará este comercial a sobreviver. Outros também já se reposicionaram e estão a transformar os seus activos de short renting em arrendamento de médio prazo, pelo menos até ao próximo verão. Penso que isso é uma estratégia que será bem sucedida, pois existe uma enorme falta de imóveis para arrendamento a médio/longo prazo.

Se pensarmos no negócio imobiliário em profundidade verificamos que o negócio tem por base os índices de confiança do seu principal motor, as pessoas!

A retomada do crescimento

Nos próximos 6 meses, teremos certamente novos investimentos, muitos negócios e atividades futuras para analisar. Porém, no meu entender, o mercado irá continuar estável e com muita procura, porque continua a haver falta de opções para famílias e investidores.

Fique atento Às notícias que trazemos constantemente em nosso blog e acompanhe as notícias do mercado imobiliário.

Certamente iremos ter muitas notícias alarmantes e preferencialmente negativas pois também os média precisam de “vender” e as más notícias sempre venderam mais que as boas. Mas acredito que os índices de confiança estão e estarão fortes.

Além disso, a solidez dos ativos imobiliários são por histórico um refúgio financeiro natural.

Este é um negócio que depende da procura vs oferta e todos nós sabemos que existe hoje e existirá sempre procura e oferta, portanto nunca deixará de existir. É por isso que aposto e sempre apostarei no mercado imobiliário como o melhor e mais sólido ativo financeiro.

Junte-se à discussão

Compare listings

Comparar