Melhores zonas do Porto: principais regiões para morar na cidade.

O Porto é um dos destinos mais escolhidos pelas pessoas que decidem morar em Portugal, e não é para menos. A segunda cidade mais populosa do país é linda e bastante segura, o que a deixa ainda mais atrativa. Se você também se interessa pela cidade, venha conhecer as melhores zonas do Porto para habitar.

Qual a melhor região para se morar no Porto, Portugal?

No Porto existem ótimas zonas e dizer qual é a melhor delas depende de alguns fatores. Existem zonas que são melhores para famílias, estudantes e aposentados, por exemplo. Também existem as mais caras e as mais baratas. Falaremos mais sobre isso logo a seguir.

Cada zona tem as suas características, e no Porto elas são muito diferentes, principalmente em relação ao estilo de vida. Portanto, se você vai morar no Porto, tenha claro que a escolha da melhor zona depende do seu modo de vida e das suas expectativas, mas já adiantamos que há muitas opções incríveis na cidade.

Melhores bairros da cidade do Porto, Portugal

Antes de falar sobre os melhores concelhos ou zonas do Porto e sobre os valores dos aluguéis, é bom esclarecer que nos últimos anos a cidade vem sofrendo alterações com a especulação imobiliária. Por isso, os valores dos aluguéis ficaram um pouco mais caros nos últimos tempos.

Mas, com paciência na procura, ainda é possível encontrar imóveis com bons preços. Por vezes, basta se afastar um pouco do centro da cidade para encontrar aluguéis mais conta. E convenhamos, como o Porto é uma cidade bem servida de transportes que funcionam bem, morar fora do centro não chega a ser um problema. Para ajudar na escolha dentre as muitas opções de concelhos do Porto, apresentamos algumas opções.

Melhores bairros para famílias

Algumas das melhores zonas para viver em família são Boavista, Bonfim e Campanhã.

Boavista

A Boavista é um bairro residencial com moradias mais modernas. Mas não se engane, apesar de ser residencial, possui à disposição muitos serviços, hospitais, lojas e restaurantes, especialmente ao redor da Rotunda da Boavista. Além disso, a região conta com um ótimo sistema de transportes, servido por autocarros e métro. É na Boavista que fica localizada a famosa Casa da Música, onde acontecem muitos espetáculos. A Rotunda da Boavista liga a região até Matosinhos, facilitando o acesso às praias.

Bonfim

O Bonfim é um bairro muito tranquilo e residencial, que possui apartamentos antigos e zonas um pouco mais modernas. Na região encontram-se facilmente serviços essenciais como supermercados, farmácias e padaria, além de métro e autocarros. No Bonfim também existem galerias de arte e ateliês de artistas locais. Em 2020 foi eleito uma das 20 zonas mais cool do mundo.

Melhores zonas do Porto

No Bonfim ficam localizadas a Faculdade de Belas da Universidade do Porto, a Biblioteca Pública Municipal e a Igreja do Bonfim.

Campanhã

A região de Campanhã fica um pouco mais afastada do centro, mas também pode ser uma excelente escolha para a vida em família. Vem sendo revitalizada nos últimos anos e a região já conta com boas opções de moradia e todos os serviços essenciais. Os transportes são um dos pontos fortes de Campanhã, que além de ter métro e autocarros, também têm a estação de comboio, de onde saem comboios para todas as regiões de Portugal e também para Vigo, na Espanha.

Em Campanhã também fica o Estádio do Dragão, o conhecido estádio do Futebol Clube do Porto.

Melhores zonas para estudantes

Consideramos que as melhores zonas para os estudantes são os que possuem transporte fácil até as universidades ou que estão próximos às instituições de ensino, por isso escolhemos Paranhos, Cedofeita e Baixa do Porto.

Paranhos

Provavelmente Paranhos é a região mais procurada por estudantes porque se localiza próximo ao Polo Universitário, onde se encontram faculdades da Universidade do Porto, Universidade Fernando Pessoa e Universidade Portucalense, entre outras. Também há repúblicas e alojamentos universitários na região. É uma zona bastante grande, com moradias mais novas, excelentes ligações de transportes e com fácil acesso a todo tipo de serviço.

Cedofeita

A região de Cedofeita faz parte do Centro Histórico do Porto, e é uma região movimentada, ideal para os estudantes que querem estar perto de muitas opções de restaurantes, bares e lojas. Apesar de ser uma zona de prédios históricos, é uma das que mais têm sido revitalizadas ultimamente.

Melhores zonas do Porto

Tem fácil acesso de meios de transportes e também é uma ótima região para quem gostar de fazer as atividades a pé. Cedofeita tem um fluxo intenso de turistas e de alojamentos turísticos. Por isso, os aluguéis ficaram um pouco mais caros nos últimos anos.

Baixa do Porto

Assim como Cedofeita, toda a região da Baixa do Porto integra o Centro Histórico da cidade e é muito procurada por estudantes. Na Baixa, existem muitos monumentos históricos, como a famosa Estação de São Bento e a Torre dos Clérigos, de onde se pode ter uma bela vista da cidade.

É uma região que dá fácil acesso às outras zonas da cidade, já que possui muitas ligações de transportes públicos. Também tem supermercados, lojas, hospitais, bares, restaurantes e cafés.

Hoje em dia a região da Baixa já não é considerada uma das mais baratas para se viver. Entretanto, para estudantes pode ser uma boa, já que existem muitos quartos disponíveis para aluguer.

Melhores zonas para reformados

Para os aposentados, que estão em fase de viver uma vida mais tranquila e com boas opções de lazer, as melhores escolhas são Foz do Douro, Lordelo do Ouro e Massarelos.

Foz do Douro

A região da Foz é considerada uma das mais nobres da cidade e possui um ponto muito positivo.

É localizada muito próxima às praias, o que permite belos passeios à beira-mar. A desvantagem é que a região não tem acesso de métro, mas existem linhas de autocarros regulares e o acesso de carro ao centro da cidade não demora mais de 15 minutos.

Foz do Douro, Porto
Imagem da Pérgola da Foz, no Porto

Possui prédios e moradias de alto padrão, excelentes restaurantes, escolas e outros serviços. São atrativos da Foz do Douro o Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre. Por conta da beleza e da infraestrutura da região, é bom saber, o aluguer na Foz do Douro estão entre os mais caros da cidade.

Lordelo do Ouro e Massarelos

Nestas zonas, que fazem parte da mesma freguesia, há muitas paisagens naturais, e dependendo da região que escolher morar, é possível ter vista para o Rio Douro. Nada mal, não é? Em Lordelo do Ouro e Massarelos há muitos lugares que vale a pena conhecer, como o Jardim Botânico, Mercado Bom Sucesso e os Jardins do Palácio de Cristal. Também possui fácil acesso a hospitais, supermercados e serviços variados.

Nesta região, assim como na Foz do Douro, o ponto negativo é a ausência de métro. Mas o acesso é igualmente fácil com autocarro ou carro.

Se você é reformado e planeia fazer uma mudança para Portugal, conheça o Ebook Morar em Portugal Aposentado.

Regiões mais caras do Porto

As zonas mais caras do Porto são Foz do Douro, Massarelos e Lordelo do Ouro.

____________________________________________________________________________________________________________

Fonte: Eurodicas.com.br

Compare listings

Comparar