A TOMADA DE DECISÃO

O Investimento no mercado imobiliário sempre foi e será um negócio altamente rentável. no entanto, esta afirmação só poderá ser tomada em conta quando existe um conhecimento bastante aprofundado do sector.
Da mesma forma, a capacidade de análise é fulcral para quem pretende investir no negócio imobiliário.
Segundo Gonçalo Nascimento Rodrigues, fundador do Blog Out-of-the-Box, com um dos mais bem sucedidos blogs de imobiliário e investimento financeiro em Portugal, “O imobiliário é um ativo de rua, é preciso estar no terreno para perceber as dinâmicas locais e quais os melhores investimentos a fazer”.
Ter uma habitação ou um lar é um bem de primeira necessidade para qualquer família, independentemente da constituição do agregado familiar. Fazendo com que seja um negócio atrativo até para o pequeno investidor. Ter o dinheiro no banco deixa de ser aliciante e comprar uma casa e arrendá-la torna-se cada vez mais interessante.
Além disso, o investimento imobiliário é normalmente mais resiliente a crises do que outros ativos financeiros como o caso do mercado de capitais e bolsistas. O risco da inflação é suportado pela atualização das rendas à taxa de inflação.
No entanto, o investimento no mercado imobiliário tem uma multiplicidade de fins: turísticos, habitação própria permanente, arrendamento para estudantes ou habitação partilhada, entre outros, sendo por isso – flexível e mais facilmente transacionado.
AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA E O IMPACTO NO INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO
A avaliação imobiliária é uma ferramenta incontornável na tomada de decisão dos investimentos.
É através da avaliação que conseguimos apurar o valor do ativo imobiliário à data em que se vai fazer o investimento. Deve-se comparar com outros ativos que estejam também no mercado e, que, nos façam saber se o investimento está no mesmo alinhamento. Saliento a importância de contratar um profissional de confiança nesta fase do processo. Este estudo não se baseia apenas na comparação dos ativos disponíveis no mercado. Apoia-se também nos ativos que foram vendidos.
Existem 3 características importantes a contabilizar nas avaliações:
– Em primeiro lugar, temos as Características Técnicas – isto é, dois apartamentos no mesmo prédio, na mesma localização, com a mesma área podem ter acabamentos totalmente diferentes – por atualização e/ou por escolha acabamentos iniciais
– Localização – como diz o ditado: “ Diz-me o que tens e aonde !”
– Além disso temos a Sustentabilidade do valor no tempo – Analisando a evolução dos ciclos de mercado e não apenas um momento específico.
SAIBA ONDE INVESTIR
Como qualquer tipo de negócio, o investimento imobiliário deve ser muito bem avaliado antes de envolver os recursos monetários. Loja, terrenos, casas, prédios, cada um desses tipos de imóveis compõe um nicho de mercado e deve ser bem avaliados para saber a rentabilidade e facilidades comerciais.
Em conclusão, no nosso site é possível perceber bem como funciona o mercado imobiliário, através de nosso Blog, além de poder verificar os imóveis que possuímos a sua disposição
Ana Costa- Consultora da Equipa CORE