Um país cheio de predicados
A venda de imóveis para estrangeiro em Portugal cresceu muito nos últimos anos. Isto se deveu à visibilidade que o país conquistou no cenário internacional, com destaque para a cultura, história, a gastronomia e os vinhos, as praias, a variedade das paisagens, e sobretudo, a hospitalidade do povo português.
Muitos destes estrangeiros que vem visitar as terras lusitanas, acabam por adquirir um imóvel em Portugal devido a qualidade de vida. A segurança é peça chave nesta equação, pois Portugal é considerado um dos países mais seguros do mundo para se viver.
A tranquilidade é outra marca da nação portuguesa, pois mesmo nos grandes centros o ritmo de vida é muito mais tranquilo. O custo de vida é um dos mais baixos da Europa ocidental, o transporte público é todo interligado e a saúde pública possui valores baixíssimos, além de funcionar muito bem.
Também podemos dizer que o preço de imóveis para estrangeiros em Portugal é bem acessível se comparado com outros países pelo mundo.
A compra de um imóvel é muito viável
E a melhor noticia é que diferente de outros países, Portugal não tem restrições ao direito de compra de imóvel por estrangeiro, seja residencial, comercial ou de investimento.
Existe sim uma burocracia, que é facilmente ultrapassada com o assessoramento de um mediador imobiliário qualificado. Além de ajudar a escolher o imóvel que melhor se encaixa na sua necessidade, este profissional vai dar o suporte necessário na parte legal e administrativa, que envolve uma série de documentos e procedimentos legais.

A aquisição de um crédito habitação, também é um processo que as imobiliárias costumam auxiliar seus clientes. Normalmente o financiamento habitacional para estrangeiros chega ao valor de 70% do preço do imóvel, para não residentes. Mas para estrangeiros com visto residência no país, o montante pode até chegar a 90% do valor do imóvel.
Sem dúvida uma óptima escolha
Actualmente morar ou investir em Portugal é o sonho de muitos estrangeiros. Apesar de ser uma oportunidade muito atraente, somente possuir os recursos financeiros para a aquisição de bens não é a garantia de negócio fechado.
As exigências legais para estada de estrangeiros no país, sempre virá em primeiro lugar, pois é isto que garante a segurança dos negócios e o bem estar de todos.

A venda de imóveis para estrangeiros em Portugal é muito importante para a economia nacional e será sempre incentivada pelo governo. Com tudo na legalidade, de resto é só aproveitar as benefices deste país rico em cultura e paisagens, com uma infinidade de possibilidades para àqueles que vem cá ter a sua segunda pátria.
Jair Alves – Consultor da CORE